Itália

Primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, renuncia ao cargo

Caberá ao presidente Sergio Mattarella aceitar ou rejeitar a renúncia

Agência Estado
postado em 14/07/2022 15:08
Carro com o primeiro-ministro italiano Mario Draghi chega ao Palácio do Quirinale, em Roma -  (crédito: Andreas SOLARO / AFP)
Carro com o primeiro-ministro italiano Mario Draghi chega ao Palácio do Quirinale, em Roma - (crédito: Andreas SOLARO / AFP)

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, informou a seu gabinete que oferecerá a renúncia nesta quinta-feira, 14, após a recusa de um aliado da coalizão governista em apoiar um projeto de lei do governo.

"A maior parte da unidade nacional que sustentou este governo desde sua criação não existe mais", disse Draghi em comunicado divulgado por seu gabinete.

Caberá ao presidente Sergio Mattarella aceitar ou rejeitar a renúncia. Se a crise do governo não puder ser resolvida rapidamente, Mattarella pode dissolver o Parlamento, preparando o terreno para uma eleição já em setembro.

Mais cedo, Draghi havia vencido uma votação de confiança no Senado, mas o futuro de seu governo de unidade pandêmica estava em dúvida depois que o partido populista Movimento 5 Estrelas boicotou a votação, jogando sua coalizão em crise.

Carro com o primeiro-ministro italiano Mario Draghi chega ao Palácio do Quirinale, em Roma

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.