POLÊMICA

Ativista pró-democracia 'Vovó Wong' é detida e condenada em Hong Kong

A Promotoria acusou Alexandra de ter participado de duas manifestações proibidas em 11 de agosto de 2019 e de ter gritado "palavras ofensivas"

Agência France-Presse
postado em 13/07/2022 11:16
 (crédito:  Peter PARKS / AFP)
(crédito: Peter PARKS / AFP)

Hong Kong, China- A ativista pró-democracia conhecida como "Vovó Wong" foi presa em Hong Kong nesta quarta-feira (13/7) por reunião ilegal.

Alexandra Wong, de 66 anos, junta-se a uma longa lista de ativistas presos como parte da repressão de Hong Kong a todos os dissidentes, lançada após grandes protestos pró-democracia em 2019.

Na terça-feira (12/7), Koo Sze-yiu, de 75, foi condenado a nove meses de prisão por sedição, apesar de sofrer de câncer terminal.

Wong é conhecida por sempre se manifestar com uma bandeira do Reino Unido, que, até 1997, tutelava Hong Kong como potência colonial, até ser devolvida à China.

A Promotoria acusou-a de ter participado de duas manifestações proibidas em 11 de agosto de 2019 e de ter gritado "palavras ofensivas".

As autoridades também estimaram que a bandeira brandida por ela e as palavras de ordem entoadas alimentaram essa reunião não autorizada.

A juíza Ada Yim condenou "Vovó Wong" a oito meses de prisão pela "magnitude" dos protestos e pela "desordem infligida à ordem social".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação