O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, de 67 anos, teve uma parada cardiorrespiratória após ser baleado na altura do peito enquanto discursava em Nara, cidade no oeste do Japão. Segundo o Corpo de Bombeiros de Nara, ele foi levado inconsciente e sem sinais vitais ao Hospital Universitário Médico da cidade.
Confira o momento que Abe é atingido:
O tiroteio ocorreu próximo à estação rodoviária de Yamato-Saidaiji, na noite desta quinta-feira (7/7) — manhã de sexta-feira no horário local. Abe fazia campanha para o Partido Liberal Democrata nas eleições da Câmara Alta — equivalente ao Senado Federal no Brasil. O pleito está marcado para o próximo domingo, dia 10 de julho.
Hirokazu Matsuno, secretário-chefe do gabinete do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, confirmou que houve um disparo por volta das 11h30 e que a polícia prendeu um homem. O suspeito se chama Tetsuya Yamagami, tem 42 anos e é ex-militar da marinha japonesa. A motivação ainda é desconhecida.
Shinzo Abe foi o primeiro-ministro a governar o Japão por mais tempo. Ele esteve no poder por oito anos, e renunciou em setembro de 2020 por problemas de saúde.
Saiba Mais
- Mundo Compras por medo e remarcação de preços na Argentina em meio à inflação
- Mundo Conservador Tom Tugendhat anuncia candidatura para suceder Boris Johnson
- Mundo Policial que matou George Floyd é condenado a mais de 20 anos de prisão em corte federal
- Mundo Lei facilita uso da CNH brasileira em Portugal
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.