O governo peruano declarou nesta terça-feira Patrimônio Cultural da Nação 39 peças arqueológicas, algumas de quase 2.000 anos de antiguidade, encontradas em escavações para a ampliação do aeroporto Jorge Chávez, em Lima.
Entre os objetos há cerâmicas em formato de animais e vasos que pertenceram a diferentes culturas que se estabeleceram na atual capital peruana, segundo o Ministério da Cultura.
Saiba Mais
"Esses objetos constituem um testemunho da ocupação contínua da área onde agora se situa o aeroporto, ao longo do tempo, por diferentes sociedades, como Lima, Ychsma e Inca, que se desenvolveram nessa área", informou o ministério.
As peças foram encontradas recentemente em escavações para a "ampliação do terminal aéreo de Lima e possuem valor e importância histórica, tecnológica, estética e social", assinalou a pasta. “O valor tecnológico dos bens pré-hispânicos está no uso de técnicas de manufatura e cocção, no caso da cerâmica, próprias da Costa Central.”
A concessionária Lima Airport Partners constrói um novo terminal de passageiros - que se somará ao atual -, como parte da ampliação do aeroporto Jorge Chávez, localizado na zona norte da capital. As obras devem ser concluídas em 2025.
Saiba Mais
- Mundo Chefe da OMS convocará comitê de emergências por varíola do macaco
- Mundo Senadores dos EUA querem investigação a fundo sobre o aplicativoTikTok
- Mundo No Reino Unido, Johnson segue sendo pressionado por deputados
- Mundo Menine, meninx ou menin@: os países onde linguagem neutra enfrenta resistência
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.