Europa

França: Com greve em aeroportos, 14% dos voos são cancelados em Paris

Sindicatos ameaçam continuar com a greve no próximo fim de semana se as negociações com a administração da empresa que opera os terminais não levarem a um compromisso

Agência Estado
postado em 02/07/2022 15:10
 (crédito: Getty Images)
(crédito: Getty Images)

A greve de trabalhadores de aeroportos na Europa, que vem ocorrendo em diversas cidades do continente, no Reino Unido, Amsterdã e França, levou autoridades aeronáuticas a cancelarem 14% dos voos previstos para aeroportos de Paris neste sábado. Na sexta-feira, 17% dos voos já tinham sido cancelados. Os trabalhadores pedem mais contratações e aumento de salários para acompanhar a inflação global. Passageiros de voos cancelados foram alertados dias antes.

Sindicatos planejam continuar em greve no domingo, mas nenhum voo foi cancelado até o momento. Eles ameaçam continuar com a greve no próximo fim de semana se as negociações com a administração da empresa que opera os terminais não levarem a um compromisso.

Até então, os aeroportos franceses vinham sendo poupados do caos observado recentemente em aeroportos em Londres, Amsterdã e algumas outras cidades europeias e americanas. Companhias aéreas e aeroportos que cortaram empregos durante momentos mais críticos da pandemia de covid-19 lutam para acompanhar o aumento da demanda após dois anos de restrições de circulação.

Neste sábado, diversas companhias que operam no aeroporto Charles de Gaulle tentavam restituir bagagens a passageiros de todo o mundo. Na sexta-feira, uma falha técnica no sistema de triagem de bagagens fez com que 15 voos partissem do aeroporto sem bagagens, deixando ao menos 1.500 malas no solo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.