O culto de ação de graças pelos 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II, de 96 anos, que ocorre nesta sexta-feira (3/6) em Londres, não terá a presença da homenageada do dia. A chefe de Estado do Reino Unido “sentiu um desconforto”, nesta quinta-feira (2/6), durante a abertura das comemorações de quatro dias no país, chamado de Jubileu de Platina, e decidiu não participar do evento na Catedral St.Paul.
O anúncio foi feito pela assessoria do Palácio de Buckingham nesta quinta-feira. “A Rainha gostou muito do desfile de aniversário e do espetáculo aéreo de hoje, mas sentiu algum desconforto”, diz a nota.
“Levando em conta a jornada e a atividade necessária para participar do Culto Nacional de Ação de Graças de amanhã (está sexta) na Catedral de São Paulo (St. Paul), sua majestade, com grande relutância, concluiu que não comparecerá”, acrescenta o texto emitido pela família real.
De acordo com o Palácio, apesar do desconforto, a rainha estará presente em um evento na noite desta quinta-feira (2/6), no qual um espetáculo de iluminação será feito no Castelo de Windsor. “A Rainha está ansiosa e gostaria de agradecer a todos aqueles que fizeram de hoje uma ocasião tão memorável”, conclui a nota.
A abertura dos quatro dias de comemorações pelas sete décadas da rainha à frente do Reino Unido foi feita na manhã desta quinta-feira (2/6). Cerca de 1,5 mil militares da Guarda Real, entre soldados das bandas musicais oficiais e da cavalaria, fizeram o tradicional Desfile do Estandarte em frente ao Palácio de Buckingham. Eles foram saudados pela rainha.
Em seguida, cerca de 70 aviões da frota britânica sobrevoaram os céus de Londres em uma espécie de “show aéreo”. O espetáculo foi acompanhado por milhares de pessoas que se juntaram nos arredores do Palácio.
As comemorações vão até domingo (5/6). No sábado (4/6), a Festa de Platina no Palácio receberá 22 mil pessoas em uma noite em que cantores prestarão homenagens musicais à rainha. No domingo, O Grande Almoço do Jubileu contará com 10 milhões de pessoas em todo o país que se reunirão nas ruas e nas estruturas feitas pelo Palácio para “compartilhar a amizade, comida e diversão”.