Política Internacional

Reunião de cúpula de Madri confirma agressividade da Otan com a Rússia, afirma diplomata

O secretário-geral da Otan afirmou nesta quarta-feira que considera a Rússia uma "ameaça direta" para a segurança da coalizão militar ocidental

Agence France-Presse
postado em 29/06/2022 09:44 / atualizado em 29/06/2022 09:44
 (crédito: Kenzo Tribouillard / AFP)
(crédito: Kenzo Tribouillard / AFP)

A reunião de cúpula em Madri demonstra a agressividade da Otan a respeito da Rússia, afirmou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, que chamou a ampliação da Aliança Atlântica para Finlândia e Suécia como "profundamente desestabilizadora".

"A reunião de cúpula de Madri consolida o curso de uma trajetória agressiva em relação à Rússia por parte do bloco", disse o vice-ministro Sergey Riabkov às agências russas.

O secretário-geral da Otan afirmou nesta quarta-feira que considera a Rússia uma "ameaça direta" para a segurança da coalizão militar ocidental.

Os ocidentais decidiram reforçar os recursos militares porque a Rússia atacou em fevereiro a vizinha Ucrânia, país candidato a entrar para a Otan e a União Europeia.

A ofensiva levou Finlândia e Suécia a solicitarem adesão à Otan, o que deve ser concretizado na reunião de Madri.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação