Kiev, Ucrânia- A Ucrânia aguarda a "luz verde" dos 27 membros da União Europeia (UE), reunidos na quinta-feira e sexta-feira em Bruxelas, para que validem o status de país candidato à adesão ao bloco, quatro meses após o início da invasão russa.
"Esperamos a luz verde (...) O objetivo é claramente a adesão total à UE", declarou Andrii Yermak, chefe do gabinete presidencial ucraniano. O processo de integração ao bloco, no entanto, pode demorar anos.
"A Ucrânia merece o status de candidata", acrescentou Yerman no Telegram.
"Estamos prontos para começar a colocar em prática o plano da Comissão Europeia para iniciar as discussões a respeito", acrescentou.
A União Europeia (UE) está em um "momento decisivo" com a reunião para debater a concessão do status de candidatos à Ucrânia e Moldávia, afirmou nesta quinta-feira o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
"É um momento decisivo para a União Europeia (...) Acredito que hoje concederemos o status de candidatos para Ucrânia e Moldávia", disse o dirigente belga.
Saiba Mais
- Mundo A 'superturbina' submarina que é aposta do Japão para futuro da energia
- Ciência e Saúde As incríveis imagens finalistas de prêmio de fotografia de natureza
- Mundo Acidente de helicóptero deixa seis mortos nos Estados Unidos
- Mundo ‘Pensei que me matariam’: a história do 1º gay a sair do armário no Catar
- Mundo Líder birmanesa Aung San Suu Kyi é colocada em isolamento em prisão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.