A Comissão Europeia e o governo da Espanha lançaram nesta quarta-feira (22) em Bruxelas uma iniciativa para reforçar a produção de vacinas e medicamentos na América Latina e Caribe, além de fortalecer os sistemas públicos de saúde da região.
"É um divisor de águas nas relações entre a União Europeia e os países da América Latina e Caribe. Estamos lançando uma aliança para vacinas e medicamentos", disse a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen.
Segundo a funcionária alemã, a aliança "criará sistemas de saúde pública mais fortes" nos países latino-americanos e caribenhos.
Saiba Mais
De acordo com Von der Leyen, o plano pretende impulsionar a participação do setor privado, o intercâmbio de conhecimento e tecnologia e a criação "de um robusto ambiente regulatório".
O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, disse que a iniciativa é uma expressão da "vontade de abertura da União Europeia, de reinventar sua forma de relacionar-se com a América Latina e com o Caribe".
Na visão de Sánchez, unir esforços para reforçar os sistemas de saúde pública na região reflete "a importância das lições aprendidas durante os dois anos de pandemia" de covid-19.
"Não nos esquecemos que ainda existe a covid, que há sociedades que ainda sofrem com seu impacto e que precisamos continuar fortalecendo uma resposta multilateral", disse Sánchez.
Von der Leyen garantiu nesta quarta-feira que a União Europeia enviou 237 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aos países da América Latina e do Caribe.
Saiba Mais
- Mundo O chocante assassinato de 2 padres jesuítas que tentavam proteger homem em igreja no México
- Mundo Guerra na Ucrânia: 'Meus filhos choravam todas as noites perguntando se iam morrer'
- Mundo Número de mortos após terremoto já chega ao menos a mil no Afeganistão
- Mundo Mesquita de 1.200 anos é descoberta em Israel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.