Genebra, Suíça - Quase cinco milhões de ucranianos foram registrados como refugiados em toda Europa desde que a Rússia invadiu o país há menos de quatro meses - informou a ONU nesta quinta-feira (9).
"A guerra na Ucrânia desencadeou uma das maiores crises de deslocamento humano do mundo", disse o Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur).
Uma atualização do portal de dados da agência sobre a situação na Ucrânia mostra que 4.816.923 ucranianos se registraram como refugiados em 44 países europeus desde 24 de fevereiro.
Os dados do Acnur indicam que, até 7 de junho, mais de 7,3 milhões de passagens de fronteira para fora da Ucrânia foram registradas.
Saiba Mais
- Política Marinha compra Viagra quando Exército já tinha tecnologia para produzir
- Brasil Jovem é esfaqueado e morto após briga por namoro proibido
- Mundo BCE anuncia aumento dos juros para julho e prevê mais inflação
- Brasil Homem é indiciado por arremessar bebê de dois meses de laje
- Mundo Primeiras audiências sobre ataque ao Capitólio prometem revelações
- Ciência e Saúde Estudo recomenda aumento progressivo da idade legal para fumar
Outros 2,3 milhões de travessias foram registrados de volta ao país, de acordo com os mesmos dados.
Segundo a ONU, mulheres e crianças representam 90% dos que fugiram para o exterior, enquanto homens com idades entre 18 e 60 anos são elegíveis para o serviço militar e não podem deixar o país.
Ao todo, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que mais de oito milhões de pessoas foram deslocadas dentro do território. Mais da metade das pessoas que saíram da Ucrânia foram para a vizinha Polônia, que acumula 3,8 milhões de chegadas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.