BLUE ORIGIN

Mineiro é segundo brasileiro a ir ao espaço; viagem durou 10 minutos

A viagem foi realizada pela Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos. A cápsula que transportou a equipe desceu em queda livre, foi desacelerada por três paraquedas e aterrissou com sucesso

Correio Braziliense
postado em 04/06/2022 12:12 / atualizado em 04/06/2022 12:51
 (crédito: Reprodução / Blue Origin)
(crédito: Reprodução / Blue Origin)

O mineiro Victor Hespanha, de 28 anos, engenheiro de produção, foi o segundo brasileiro a fazer uma viagem ao espaço neste sábado (04/06) e o primeiro turista espacial do país. O foguete decolou do Texas com outras cinco pessoas por volta das 10h25 (horário de Brasília).

Hespanha foi sorteado pela Crypto Space Agency (CSA) entre os compradores de criptomoedas para o quinto voo tripulado da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos. Em abril, a empresa colocou 5.555 NFTs (token não fungível) à disposição do público em geral e disse que um dos investidores teria a chance de viajar ao espaço.

A experiência durou exatos 9 minutos e 30 segundos. Os passageiros flutuaram durante alguns instantes em gravidade zero, e puderam observar a curvatura da Terra. Em seguida, a cápsula que transportou a equipe desceu em queda livre, foi desacelerada por três paraquedas e aterrissou com sucesso.

O primeiro brasileiro a viajar ao espaço foi o astronauta Marcos Pontes, em 2006. Também estavam entre os turistas Katya Echazarreta, a primeira mulher nascida no México a ir ao espaço, e os empresários Hamish Harding, Jaison Robinson, Victor Vescovo e Evan Dick.

O momento pode ser assistido pelo Youtube da Blue Origin: 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação