Otan

Turquia não mudará visão sobre inclusão de Finlândia e Suécia à Otan

Presidente turco Recep tayip Erdogan, disse que a Turquia não apoiará a entrada de Finlândia e Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte

Agência Estado
postado em 01/06/2022 17:03 / atualizado em 01/06/2022 17:05
 (crédito: SAVO PRELEVIC)
(crédito: SAVO PRELEVIC)

A Turquia não apoiará a entrada de Finlândia e Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sem que os países ofereçam garantias de que vão endurecer suas posições contra grupos que o governo turco classifica como terroristas, segundo afirmou o presidente turco Recep tayip Erdogan.

A Turquia acusa os países nórdicos de abrigarem suspeitos de terrorismo e armarem um grupo na Síria que, segundo Erdogan, é uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK, que travou uma insurgência de 38 anos na Turquia. "A Otan é uma organização de segurança, não de apoio a organizações terroristas", disse o presidente.

Os EUA e a UE classificaram o PKK como um grupo terrorista. No entanto, sua ala síria, as Unidades de Proteção do Povo, ou YPG, desempenhou um papel de liderança na luta liderada pelos EUA contra o Estado Islâmico. Fonte: Associated Press.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.