O sobrenome do namorado da filha mais nova do presidente russo Vladimir Putin causou burburim por ser uma grande coincidência: é o mesmo de Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano e rival do líder da Rússia. Katerina Tikhonova, de 35 anos, teria um relacionamento com Igor Zelensky, um bailarino russo, de 52 anos, segundo uma investigação conjunta entre a revista alemã Der Spiegel e um portal de notícias independente da Rússia, iStories.
Igor é um dos grandes nomes do balé russo e teria conhecido Katerina em Munique, na Alemanha, onde trabalhava como diretor de uma companhia de balé.
Katerina teria visitado a cidade alemã mais de 50 vezes entre os anos de 2017 e 2019, de acordo com os da investigação. Além disso, foram descobertos documentos que comprovariam a presença de uma menina de 2 anos nesses voos, que seria fruto deste relacionamento, conforme reportou o The Guardian.
Vale lembra que a filha de Putin evita usar o nome do pai e trabalha como vice-diretora do Instituto de Pesquisa Matemática de Sistemas Complexos da Universidade Estadual de Moscou. Ela também é atleta profissional de rock acrobático, modalidade que é reconhecida na Europa.
A investigação indica ainda que Katerina e Igor residem juntos em Munique, no entanto, o bailarino teria saído do balé da cidade em abril de 2021, cinco anos antes do término de seu contrato, por "motivos familiares". No entanto, o diretor da Ópera do local teria revelado que o motivo da saída de Zelensky da companhia seria ele não ter condenado, publicamente, as ações russas na Ucrânia.