A Blue Origin, empresa astronáutica de Jeff Bezos, anunciou que irá adiar a missão espacial New Shepard 21, prevista para esta sexta-feira (20/05), após o foguete mostrar falhas na revisão. Entre os tripulantes, estará o engenheiro de produção civil brasileiro Victor Corrêa Hespanha. O mineiro será o primeiro brasileiro turista espacial e o segundo a viajar ao espaço, depois do astronauta Marcos Pontes.
A empresa divulgou no Twitter que os engenheiros notaram falhas nos sistemas de backup do foguete durante a revisão. O lançamento estava previsto para esta sexta-feira, 20 de maio, às 19h, a partir do local de lançamento da empresa no Texas. "Durante nossas revisões finais do veículo, observamos que um dos sistemas de backup da New Shepard não estava atendendo nossas expectativas de desempenho. Com muita cautela, estaremos atrasando o lançamento do #NS21 originalmente programado para sexta-feira. Fique atento para mais atualizações."
Saiba Mais
Victor, animado com a viagem, se manifestou nos stories do Instagram. “Outras missões da própria New Shepard já foram adiadas em outros momentos, por questões de segurança, vento, clima. E, neste caso, eles estão tratando uma redundância para ser o mais seguro possível. Esse tipo de viagem precisa ser 150% seguro tecnicamente, não pode haver nenhum tipo de falha. Então, não adianta estar somente 100%. E a gente fica muito feliz com esse cuidado com a nossa vida. A equipe da Blue Origin é sensacional, está cuidando de tudo e mantendo a gente informado”.
A tripulação da NS21
Além do brasieliro a tripulação conta com mais cinco passageiros: o engenheiro e investidor Evan Dick, a ex-líder de testes da Nasa e primeira mexicana ir para o espaço, Katya Echazarreta, o piloto de jatos corporativos e empresário Hamish Harding, o também empresário e caçador de aventuras Jaison Robinson e o comandante aposentado da Marinha norte-americana e explorador Victor Vescovo.
Os membros da tripulação estão fazendo um treinamento em El Paso, no oeste do Texas. Durante esses dias eles vão ensaiar para a missão, receber instruções de segurança, realizar atividades análogas, além de procedimentos operacionais em geral. Nessas preparações para o voo, eles vão receber orientação sobre a microgravidade.
A mexicana Katya Echazarreta tem um canal do youtube e apresenta uma série de TV que aborda temas sobre ciência e espaço. Já o investidor Evan Dick irá ao espaço pela segunda vez, ele estava na missão NS-19.
Como o brasileiro foi selecionado para ir ao espaço
Victor Hespanha, de 28 anos, foi sorteado para ser um dos seis tripulantes da missão NS-21 após comprar pela primeira vez um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA), um investimento de cerca de R$4 mil.
Como a CSA diz ter a missão de unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas, ela colocou, no dia 25 de abril de 2022, 5.555 NFTs à disposição do público e disse que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço. No dia 30 de abril o brasileiro foi sorteado.
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori.