Em 2018, a americana Laura Young comprou um busto romano na Goodwill, uma loja de segunda mão na cidade texana de Austin, por apenas US$ 35 (R$ 175). Ela fotografou o objeto amarrado no banco do passageiro de seu carro.
Uma vendedora independente de artigos antigos, ela disse à BBC que entrou na loja "na esperança de encontrar algo legal".
Ao examinar com mais atenção, fora da loja, ela constatou que o busto poderia ser talvez "muito, muito antigo". Ela fez uma rápida pesquisa no Google por bustos de mármore romanos e percebeu semelhanças com o artigo que havia recém adquirido.
Depois de pesquisar mais a fundo, Young descobriu que sua estátua era um busto romano de 2 mil anos de idade — do século 1 A.C. ou 1 A.D. — um item de valor incalculável.
"Eu nem sei se é possível atribuir um valor monetário significativo a algo que tem uma história tão importante", diz Lynley McAlpine, do Museu de Arte de San Antonio. Ela disse que o busto talvez seja de Sexto Pompeu, um líder militar romano que lutou contra Júlio César.
Outras investigações indicam que o busto veio de uma réplica de Vila Romana na Alemanha, que exibia artefatos originais ao lado de réplicas.
O Pompejanum na cidade bávara de Aschaffenburg foi construído na década de 1840 e foi severamente danificado pelo bombardeio aliado durante a Segunda Guerra Mundial.
Não se sabe como o busto foi de Aschaffenburg a Austin, mas parece provável que um soldado americano tenha levado a estátua para os EUA. Tropas americanas estiveram em Aschaffenburg durante a Guerra Fria.
E como provavelmente esse foi um item saqueado durante a guerra, Young não quis vendê-lo como uma antiguidade.
Em vez disso, ela negociou um empréstimo do busto ao Museu de Arte de San Antonio antes de seu eventual retorno à Bavária.
As negociações levaram vários anos — e durante esse tempo Young manteve o busto em sua sala de estar.
"Ele parecia muito bacana. E ele estava lá nos encarando por mais de três anos", disse ela.
Entregar o busto ao Museu de Arte de San Antonio foi um momento difícil, disse Young, porque ela sabia que provavelmente nunca encontraria nada parecido novamente.
"Mesmo que eu encontrasse algo mais valioso e conseguisse vendê-lo e lucrar, ele provavelmente ainda seria a melhor coisa", disse ela.
O busto está atualmente em exibição em San Antonio e será devolvido ao Pompejanum em maio de 2023. No fim de semana passado, ela visitou o busto no museu.
"Foi tão bom vê-lo lá, onde ele deveria estar."
Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!