Maumere, Indonésia- Equipes de resgate indonésias conseguiram liberar nesta quinta-feira (19/5) uma balsa que transportava mais de 800 pessoas e encalhou em águas rasas na costa da província de Nusa Tenggara Oriental.
O "KM Sirimau" permaneceu quase três dias encalhado com 784 passageiros e 55 membros da tripulação a bordo depois de ficar preso na província mais ao sul do país.
Com muito esforço, o "KM Sirimau", que estava bloqueado, foi liberado às 12h00 (1h00 de Brasília) e segue atualmente para o porto de Lewoleba", disse o comandante da base naval local, Dwi Yoga.
A balsa passará por uma revisão no porto antes de prosseguir viagem até à localidade de Maumere, na ilha das Flores.
Como a embarcação não parecia ter vazamentos, as autoridades decidiram desencalhar a balsa sem retirar os passageiros.
Na manhã desta quinta-feira, unidades das Forças Armadas entraram na balsa com água e comida para os passageiros, que incluem idosos e crianças.
Os esforços para liberar a balsa tiveram êxito graças a um rebocador enviado pela empresa estatal de transporte marítimo PT Pelni.
Os operadores esperaram a maré subir para começar a rebocar o navio, explicou Yoga.
Os acidentes marítimos são comuns na Indonésia, um arquipélago de mais de 17.000 ilhas, onde as pessoas usam balsas e outras embarcações para viajar apesar da falta de medidas de segurança.
Saiba Mais
- Brasil MDH lança plataforma de combate à violência contra crianças e adolescentes
- Política Como envelhecimento do eleitorado brasileiro pode afetar as eleições
- Mundo O trágico caso de bebê de 13 meses assassinado pela mulher que tentava adotá-lo
- Cidades DF Casal é encontrado morto no Vale do Amanhecer, em Planaltina
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.