Uma pessoa morreu e quatro ficaram gravemente feridas em um tiroteio, neste domingo (15/5), em uma igreja na cidade de Laguna Woods, na Califórnia. De acordo com o xerife do condado de Orange, perto de Los Angeles, um suspeito foi detido e a polícia apreendeu a arma utilizada no crime.
O tiroteio começou por volta das 13h30, no horário local. Autoridades da Califórnia informaram que estavam respondendo a um chamado em uma igreja. “Agentes estão respondendo a relatos de um tiroteio na igreja”, tuitou o gabinete do xerife do condado de Orange. "Múltiplas vítimas foram baleadas", disse em outro tweet, e indicou que uma pessoa foi presa.
#OCSDPIO Deputies are responding to reports of a shooting at a church on the 24000 block of El Toro Road in Laguna Woods. Multiple victims have been shot. More details to follow, PIO en route.
— OC Sheriff, CA (@OCSheriff) May 15, 2022
"Quatro vítimas ficaram gravemente feridas", disse a página oficial da polícia do condado no Twitter. "Uma vítima morreu no local" e outra pessoa sofreu ferimentos "leves", acrescentou. O tiroteio ocorreu na Geneva Presbyterian Church ( Igreja Presbiteriana Geneva, em tradução livre) e ainda não há informações sobre a motivação do crime. “Recebemos a chamada de um tiroteio dentro da Igreja Presbiteriana de Genebra às 13h26 [...] Todas as vítimas são adultos e estão a caminho do hospital”, escreveu.
Dispatch received call of a shooting inside Geneva Presbyterian Church at 1:26pm. Four victims have been critically wounded , one with minor injuries. All victims are adults and are enroute to the hospital. One victim is deceased at the scene.
— OC Sheriff, CA (@OCSheriff) May 15, 2022
O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, afirmou estar trabalhando com as autoridades locais para monitorar a situação. "Ninguém deve ter medo de ir ao seu local de culto", tuitou.
A congressista democrata Katie Porter, que representa o condado de Orange em Washington, descreveu o ataque como uma "notícia terrível e perturbadora, especialmente menos de um dia depois de um tiroteio em massa em Buffalo".
We are actively monitoring the shooting at a church in Laguna Woods and working closely with local law enforcement.
— Office of the Governor of California (@CAgovernor) May 15, 2022
No one should have to fear going to their place of worship. Our thoughts are with the victims, community, and all those impacted by this tragic event.
Um dia depois do caso em Nova York
No sábado (14/5), 3 pessoas ficaram feridas e 10 morreram em um tiroteio em Nova York. O crime ocorreu em um supermercado na cidade de Buffalo, em um bairro predominantemente negro. O FBI aponta motivação racial, já que 11 das 13 vítimas eram negras.
O atirador foi preso e está sob custódia da polícia. Ele é um homem branco de 18 anos que usava roupas de estilo militar e não morava na região. Na ocasião, o agente especial do FBI em Buffalo, Stephen Blodgett, disse que o tiroteio está sendo investigado tanto como um crime de ódio quanto como um “caso de extremismo violento com motivação racial”.
Com informações da Agência France-Presse (AFP)
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.