A rainha Elizabeth 2ª não fará o discurso de abertura do Parlamento britânico pela primeira vez em 59 anos.
Apenas duas vezes a monarca deixou de participar da cerimônia no seu reinado de 70 anos - as ocasiões foram em 1959 e 1963, anos em que ela estava grávida, respectivamente, dos príncipes Andrew e Edward.
O Palácio de Buckingham anunciou que o discurso será feito pelo príncipe Charles. A sessão serve para definir os planos do Legislativo.
A rainha, de 96 anos, tem problemas de mobilidade e teve que cancelar várias aparições públicas recentes.
Havia a expectativa de a rainha comparecer à cerimônia deste ano em Westminster.
O palácio divulgou em um comunicado que "problemas de mobilidade episódicos" impedem a ida ao evento, uma decisão em consulta com seus médicos.
De acordo com Buckingham, Elizabeth decidiu relutantemente não comparecer.
A rainha já se ausentou de cerimônias na Páscoa passada, incluindo o tradicional serviço religioso Royal Maundy. Além disso, houve o anúncio de que ela não participaria das festas no jardim real neste ano.
A cerimônia de ação de graças para o príncipe Philip em março, evento em tributo ao marido, que morreu no ano passado, foi a única aparição pública fora de suas residências reais neste ano.
A Abertura do Parlamento marca o início do ano legislativo britânico. O discurso da rainha, lido pela monarca, como chefe de Estado, indica a agenda do governo e as leis que serão introduzidas.Nas duas vezes anteriores em que Elizabeth não pôde participar, o discurso foi proferido pelo Lorde Chanceler. A incumbência neste ano estará com o Príncipe de Gales.Houve adaptações nas cerimônias dos últimos anos - a rainha não usou a pesada coroa imperial do Estado ou as vestes cerimoniais. No ano passado, por causa das restrições do Covid, o evento teve que ter sua escala reduzida.
Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.