A rainha Elizabeth II não fará este ano o tradicional "discurso do trono", previsto para esta terça-feira, para inaugurar a nova legislatura. Ela será substituída pelo príncipe Charles, anunciou o Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (9), citando "problemas de mobilidade" da monarca.
"A rainha continua sofrendo problemas episódicos de mobilidade e, após consultar seus médicos, decidiu relutantemente não participar do discurso do trono", explicou a casa real britânica em nota.
A saúde da monarca de 96 anos tem sido motivo de preocupação desde que os médicos lhe recomendaram repouso em outubro e quando foi hospitalizada durante a noite para "exames" que não foram especificados.
Saiba Mais
Desde então, ela cancelou sua participação em eventos de destaque e foi vista usando bengala e com dificuldades para se locomover em suas poucas aparições públicas.
Durante o seu reinado de 70 anos, a soberana só faltou a esse compromisso duas vezes: em 1959 e 1963, quando estava grávida dos príncipes Andrew e Edward, respectivamente.
Este discurso é um dos momentos fortes da agenda parlamentar britânica, especialmente neste ano, quando o primeiro-ministro Boris Johnson se vê ameaçado pelo chamado "partygate", o escândalo das festas em Downing Street durante os confinamentos pela pandemia em 2020 e 2021.
A cerimônia, que reúne os integrantes das Câmaras dos Comuns e dos Lordes - as duas casas do Parlamento britânico - com grande pompa, deve começar às 10h30 GMT (7h30 em Brasília).
Saiba Mais
- Mundo 'Putin só tem pela frente tipos diferentes de derrota', diz analista militar
- Mundo Por que Ucrânia não reconhece ou nega participação em aparentes ataques na Rússia
- Mundo Manifestantes lançam líquido vermelho em embaixador russo na Polônia
- Mundo Mãe presa após 3 crianças serem achadas mortas em casa no Dia das Mães
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.