Política Internacional

EUA anunciam mulher negra LGBT+ como nova porta voz do governo

Após a saída de Jen Psaki, Karine Jean-Pierre, até então vice-secretária de imprensa do governo Biden, vai assumir o cargo

Camilla Germano
postado em 05/05/2022 22:39
A vice-secretária de imprensa Karine Jean-Pierre sorri ao lado da secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, durante uma coletiva de imprensa na Brady Press Briefing Room da Casa Branca em Washington, DC, em 5 de maio de 2022, depois foi anunciado que Psaki deixaria o seu cargo na próxima semana e seria substituída por Jean-Pierre. -  (crédito: SAUL LOEB/AFP)
A vice-secretária de imprensa Karine Jean-Pierre sorri ao lado da secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, durante uma coletiva de imprensa na Brady Press Briefing Room da Casa Branca em Washington, DC, em 5 de maio de 2022, depois foi anunciado que Psaki deixaria o seu cargo na próxima semana e seria substituída por Jean-Pierre. - (crédito: SAUL LOEB/AFP)

O presidente dos Estados Unidos anunciou que a antiga vice-secretária de Imprensa do governo, Karine Jean-Pierre, será a nova porta-voz da Casa Branca. Karine passa a ser a primeira mulher negra e parte da comunidade LGBTQIA+ a ocupar a posição. 

O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (5/5) após a confirmação da saída de Jen Psaki, que ocupa o cargo desde o início do governo de Biden. Karine passa a ocupar o cargo a partir do dia 13 de maio, segundo comunicado da Casa Branca.

No anúncio de saída do governo, Psaki celebrou a escolha de Karine para o cargo. "Ela dará voz a muitos, mas também fará muitos sonharem grande", afirmou no Twitter.

Já o presidente Joe Biden afirmou que está orgulhoso da nomeação e que celebra a "experiência, talento e honestidade" de Karine.

Histórico e representatividade

Karine Jean-Pierre tem 44 anos e nasceu na Martinica — ilha que faz faz parte das Pequenas Antilhas, no Caribe. Além disso, é casada com uma jornalista da CNN dos Estados Unidos, com quem tem uma filha. 

Com a nomeação, Karine se torna a primeira mulher negra a ocupar o cargo de porta-voz, além disso, ela também é a primeira mulher declaradamente lésbica a assumir o papel.

Graduada pela Universidade de Columbia, em Nova York, a nova porta-voz já falou muitas vezes sobre como o caminho da família — o emblemático "sonho americano" — foi decisivo para a carreira dela. "Sou tudo o que Donald Trump odeia”, disse ela em 2018, referindo-se ao ex-presidente republicano, em um vídeo para a organização MoveOn, da qual foi uma das principais figuras.

Ela também fez parte das duas campanhas presidenciais de Barack Obama, em 2008 e 2012, e participou da campanha eleitoral de Joe Biden, antes de assumir o cargo de vice-secretária de imprensa da Casa Branca. 

Veja mais fotos do anúncio: 

  • A secretária de imprensa da Casa Branca Jen Psaki (R) é abraçada pela atual vice-secretária de imprensa principal Karine Jean-Pierre durante uma coletiva de imprensa na Brady Press Briefing Room da Casa Branca em Washington, DC, 5 de maio de 2022, depois foi anunciado que Psaki deixaria o cargo na próxima semana e seria substituída por Jean-Pierre. Caption SAUL LOEB/AFP
  • A secretária de imprensa da Casa Branca Jen Psaki (R) é abraçada pela atual vice-secretária de imprensa principal Karine Jean-Pierre durante uma coletiva de imprensa na Brady Press Briefing Room da Casa Branca em Washington, DC, 5 de maio de 2022, depois foi anunciado que Psaki deixaria o cargo na próxima semana e seria substituída por Jean-Pierre. SAUL LOEB/AFP
  • A vice-secretária de imprensa principal Karine Jean-Pierre fala durante uma coletiva de imprensa na Brady Press Briefing Room da Casa Branca em Washington, DC, em 5 de maio de 2022, depois que foi anunciado que a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, deixaria seu cargo na próxima semana e seria substituída por Jean-Pierre SAUL LOEB/AFP
  • A vice-secretária de imprensa Karine Jean-Pierre sorri ao lado da secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, durante uma coletiva de imprensa na Brady Press Briefing Room da Casa Branca em Washington, DC, em 5 de maio de 2022, depois foi anunciado que Psaki deixaria o seu cargo na próxima semana e seria substituída por Jean-Pierre. SAUL LOEB/AFP

*Com informações da Agence France-Presse

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação