A primeira tentativa de "Plane Swap", nos Estados Unidos, no último domingo (25/4), não ficou completa. Muito comum em filmes, o feito de dois pilotos conseguirem pular de aviões em queda livre, com motores desligados, e depois voltarem para as aeronaves para pousá-las em segurança, é arriscado e também sem precedentes na história.
Membros da Red Bull Air, os primos Andy Farrington e Luke Aikins foram os primeiros a testar o "Plane Swap" e haviam planejado o salto ao longo de 10 anos.
No entanto, apenas Andy conseguiu, após saltar da aeronave, retornar e pousar o avião em segurança.
A aeronave de Luke, assim em que ele desligou os motores e saltou, não ficou em queda estável e girava muito rápido pelo ar. Assim, não seria seguro para ele tentar entrar no avião. Ele acionou o paraquedas de segurança para aterrissar enquanto a aeronave caía.
Assista ao vídeo do momento:
Caso será investigado
A tentativa dos primos chegou a ser transmitida ao vivo no serviço de streaming da Hulu, nos Estados Unidos, mas, segundo portais norte-americanos, a Administração da Aviação Federal (FAA, na sigla em inglês) do país abriu uma investigação para apurar o caso.
Segundo eles, foi negado um pedido para isentar o evento em que ocorreria a tentativa das regras de segurança operacional de aviões. A agência alertou, ainda, que oferecer uma exceção para eles não garantiria que a operação ocorresse em segurança.