A Igreja Católica dos EUA terá que indenizar 300 vítimas de abuso sexual envolvendo padres e outros membros da igreja entre 1950 e 1990. A indenização é de US$ 87,5 milhões, o maior valor da história envolvendo a Igreja Católica no país.
Firmado na terça-feira (19/4), o valor do acordo entre a Diocese de Camden, Nova Jersey, e as vítimas ainda precisa ser aprovado pela Justiça do país. Após a aprovação, o financiamento do acordo deve acontecer em quatro anos.
"A Diocese de Camden, Nova Jersey, está satisfeita que o processo de mediação tenha levado a um acordo. Quero expressar minhas sinceras desculpas a todos aqueles que foram afetados por abuso sexual em nossa Diocese. Minhas orações vão para todos os sobreviventes de abuso e prometo meu compromisso contínuo para garantir que esse terrível capítulo na história da Diocese de Camden, Nova Jersey, nunca aconteça novamente”, falou o Bispo Dennis J. Sullivan.
Segundo o site de notícias católicas Catholic Star Herald, a Diocese e o Comitê de Sobreviventes devem buscar a aprovação do acordo até o inicio de junho de 2022.