Pandemia

Reino Unido autoriza vacina anticovid do laboratório Valneva

Valneva já havia recebido autorização para uso emergencial de seu imunizante no Bahrein, que comprou um milhão de doses

Londres, Reino Unido-

A vacina contra a covid-19 do laboratório franco-austríaco Valneva foi aprovada no Reino Unido, anunciou a agência reguladora MHRA nesta quinta-feira (14).

"A vacina contra a covid-19 desenvolvida por Valneva recebeu hoje a aprovação da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde" (MHRA, na sigla em inglês), informou a agência em comunicado.

Valneva já havia recebido autorização para uso emergencial de seu imunizante no Bahrein, que comprou um milhão de doses.

O laboratório também assinou um acordo com a Comissão Europeia para fornecer um máximo de 60 milhões de doses em 2022 e 2023.

Valneva é a sexta nova vacina contra o coronavírus a ser autorizada no Reino Unido, juntando-se à AstraZeneca, Pfizer, Moderna, Janssen (Johnson & Johnson) e Novavax.

A vacina Valneva pode ser usada entre pessoas de 18 a 50 anos e exige um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose. Pode ser armazenada em temperatura normal de refrigeração, o que facilita seu uso.

Baseado em um vírus inativado, usa tecnologia convencional que pode tentar pacientes relutantes a novos procedimentos, como o RNA mensageiro.

"Esta aprovação pode abrir caminho para propor uma solução alternativa de vacina para a população britânica", reagiu Thomas Lingelbach, CEO da Valneva, em comunicado. Também "pode levar a novas autorizações de comercialização em outras partes do mundo", acrescentou

Saiba Mais