Christian Brueckner, principal suspeito de envolvimento no caso de desaparecimento de Madeleine McCann em 2007 pode sair impune do crime, caso não seja levado para o tribunal em breve. As leis portuguesas declaram 15 anos para um crime ser prescrito e a data do desaparecimento da menina está prestes a completar 15 anos.
Dessa forma, mesmo que seja declarado culpado pelo desaparecimento da menina, Brueckner pode não ser julgado pelo crime.
Segundo reportou o jornal britânico The Mirror, o advogado de Kate e Gerry McCann, Rogério Alves, teria alertado em julho de 2020 que o prazo de prescrição do crime estaria chegando.
No entanto, advogados portugueses acreditam que as chances de alguém ser preso por causa do crime devem ser reduzidas depois do aniversário de 15 anos do desaparecimento.
Uma fonte, que não teve a identidade revelada pelo jornal, afirmou que na eventual possibilidade de que Madeleine ainda possa estar viva — hipótese que ainda é considerada pelos pais da menina — mudaria esse prazo de 15 anos. "O relógio começa a contar no momento em que o crime termina", explica.
Importante pontuar, que mesmo com o prazo da prescrição chegando ao fim (e com o paralelo anúncio do fim da investigação do caso também pela Polícia Metropolitana de Londres, conhecida como Scotland Yard), as autoridades de Portugal afirmam que ainda vão seguir investigando o desaparecimento de Madeleine — mesmo que o autor do crime não possa ser julgado.
Relembre o caso
Em 2007, Madeleine passava as férias com a família na Praia da Luz, em Portugal. A menina desapareceu do quarto de hotel em que estava — quando tinha apenas 3 anos.
Os pais, Kate e Gerry McCann haviam deixado o quarto de hotel e estavam em um bar próximo, mas ao voltar ao local, Madeleine não estava lá.
Ao longo dos anos várias hipóteses rondaram o caso, mas o principal suspeito do caso é Christian Brueckner, atualmente preso por estrupo em 2005 de uma mulher de 72 anos. Em 2021, as evidências encontradas pela polícia fortaleciam a teoria de que Brueckner seria o responsável pelo desaparecimento da menina.