Nesta quarta-feira (20/4), a Rússia anunciou que testou com sucesso seu míssil balístico intercontinental Sarmat. Putin apareceu na TV recebendo informações de membros das Forças Armadas de que o míssil foi lançado de Plesetsk, no noroeste do país, e atingiu os alvos planejados na península de Kamchatka, no extremo leste russo.
"Trata-se de uma arma única, que reforçará o potencial militar das nossas Forças Armadas, vai garantir a segurança da Rússia contra as ameaças externas e vai fazer aqueles que ameaçam nosso país com uma retórica desenfreada e agressiva pensarem duas vezes", disse Putin no anúncio televisivo.
Saiba Mais
Capacidade do Sarmat deixa o mundo em alerta:
O presidente russo ainda disse que o míssil de quinta geração Sarmat tem a capacidade de “derrotar todos os sistemas antiaéreos modernos”.
O lançamento do Sarmat não é exatamente uma surpresa para o Ocidente, já que ele está sendo desenvolvido há anos pela Rússia. Mesmo assim, o seu lançamento ocorre em um momento de extrema tensão geopolítica devido a guerra protagonizada pelo país com a Ucrânia.
De acordo com o Serviço e Pesquisa do Congresso Americano, o Sarmat é um míssil de escala intercontinental e a Rússia deve implantar 10 ou mais ogivas em cada míssil.
Na linha do teste de hoje, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse em março que a perspectiva de um conflito nuclear, que antes era impensável, voltou ao campo das possibilidades.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
**Com informações da Agence France-Presse
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.