A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quinta-feira (7) que viajará a Kiev para expressar seu "apoio indefectível" à Ucrânia em seu combate à invasão russa.
"O povo ucraniano merece nossa solidariedade. É por esse motivo que viajarei para Kiev amanhã (sexta)", declarou a líder europeia durante uma coletiva de imprensa em Estocolmo.
"Quero mandar uma mensagem de apoio indefectível ao povo ucraniano e seu valente combate por nossos valores comuns", afirmou.
Saiba Mais
A Comissão havia anunciado sua visita a capital ucraniana para "esta semana", acompanhada do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
Está previsto que ambos se reúnam com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, antes do evento "Stand Up for Ukraine" que acontecerá no sábado em Varsóvia, na Polônia, para arrecadar fundos para os refugiados.
A viagem de Von de Leyen segue a da presidente do Parlamento europeu, Roberta Metsola, há alguns dias.
Em 15 de março, os primeiros ministros da Polônia, Eslôvenia e República Tcheca foram os primeiros líderes europeus a viajar para a Ucrânia desde o início da invasão russa.
Desde então, o exército russo está reorganizando suas tropas para concentrar seus esforços no lestes do país.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.