Guerra na Ucrânia

Nada mudou na decisão de não enviar tropas americanas à Ucrânia, diz Casa Branca

Estados Unidos mantém a decisão de não enviar soldados para lutar na Ucrânia e porta voz diz renova críticas a Rússia

Agência Estado
postado em 04/04/2022 19:55 / atualizado em 04/04/2022 19:55
Assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan -  (crédito: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS)
Assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan - (crédito: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS)

Porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki afirmou que o governo dos Estados Unidos mantém a decisão de não enviar soldados para lutar na Ucrânia. Durante entrevista coletiva, ela também renovou críticas à Rússia, destacando que a economia do país piora claramente, com oligarcas também prejudicados por sanções.

Mais cedo na coletiva, o assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan, informou que os EUA têm a intenção de anunciar mais sanções contra a Rússia nesta semana.

Jen Psaki, por sua vez, disse que o país deseja a retirada do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

Irã

Ela também comentou o potencial acordo do Irã com potências sobre o programa nuclear do país persa. Caso o pacto se concretize, os iranianos poderiam elevar exportações de petróleo.

Segundo a porta-voz americana, "o ônus para concluir o acordo cabe ao Irã".

Ela afirmou que Teerã tem levantado uma série de questões alheias ao que está sendo negociado, o que atrapalha a eventual conclusão do acordo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.