A Coreia do Norte anunciou o lançamento de um míssil balístico que possivelmente tinha alcance intercontinental, causando grande preocupação internacional.
Mas foi a forma como as notícias foram transmitidas na televisão estatal norte-coreana que causou mais espanto.
Em vez de uma mensagem triunfante e solene, desta vez os norte-coreanos viram um vídeo ao estilo dos filmes de ação de Hollywood.
Havia de tudo, desde o líder Kim Jong-un vestindo uma jaqueta de couro e óculos escuros, até música dramática e efeitos.
A Televisão Central da Coreia do Norte geralmente transmite uma série repetitiva de propaganda da família Kim, juntamente com shows de bandas militares e filmes sobre patriotismo e façanhas trabalhistas.
Qualquer coisa que se desvie disso é altamente incomum e até desaprovada. Por isso, a cobertura do lançamento do míssil Hwasong-17 foi tão diferente.
Tecnicamente, a notícia veio em um boletim informativo, mas o estilo era tudo menos isso.
Os espectadores assistiram a 15 minutos de uma encenação dramática protagonizada por Kim Jong-un.
As várias tomadas do lançamento do míssil acompanhadas por uma trilha sonora são intercaladas por declarações em tom triunfante da âncora de notícias Ri Chun-hee.
Os usuários de redes sociais compararam o clipe ao filme Top Gun: Ases Indomáveis, estrelado por Tom Cruise.
Isso tudo é novo para os telespectadores do país. Além das produções contrabandeadas do exterior, pelas quais os envolvidos correm o risco de punições severas, não há praticamente nada parecido nas telas norte-coreanas.
Qual é a mensagem?
Parece que o poderoso Departamento de Propaganda e Agitação do país sabia que algo estava em jogo com esta mensagem.
Eles criaram um vídeo emocionante para os espectadores norte-coreanos que serve como um impulso tanto para o orgulho nacional quanto para mostrar uma imagem nova e mais dinâmica de Kim Jong-un.
A última vez em que algo assim foi tentado foi a viagem do líder norte-coreano em 2019 ao Monte Paektu, na qual Kim aparecia a cavalo.
É quase impossível dizer qual foi a reação dos norte-coreanos, mas é provável que a maioria não tenha entendido a súbita mudança de tom.
Mas as pessoas por trás da propaganda norte-coreana sabiam que o vídeo seria visto e comentado no exterior, então talvez todos os efeitos desse "filme de Hollywood" fossem deliberados.
No geral, pretende ser uma declaração sobre o programa nuclear da Coreia do Norte. O Hwasong-17 é uma arma da qual Kim se orgulha muito.
Ele está enviando uma mensagem ao resto do mundo, especialmente aos Estados Unidos, de que a Coreia do Norte tem a capacidade de atacar em qualquer lugar, se quiser.
Os Estados Unidos continuam sendo um alvo constante das mensagens externas de Pyongyang, embora a guerra na Ucrânia mal tenha sido mencionada na mídia norte-coreana no mês passado e, quando foi, a culpa recaiu sobre os americanos.
Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!