Cancún, México - Um empresário britânico, que vivia no balneário de Playa de Carmen (oeste) no Caribe mexicano, foi assassinado a tiros no sábado passado, informaram as autoridades locais.
A promotoria do estado de Quintana Roo, onde se localiza os balneários do Caribe, apontou que o crime ocorreu em plena luz do dia quando o homem viajava junto com sua filha em seu carro.
"O homicídio foi cometido por arma de fogo na Rodovia Federal Cancún-Playa del Carmen (...) A vítima é um homem estrangeiro com status migratório de residente permanente, disse a promotoria em sua conta no Twitter.
Dois homens foram detidos por causa do assassinato, completou a instituição.
Um empresário próximo à vítima, que pediu para não ser identificado por razões de segurança, afirmou à AFP que o falecido era britânico.
A promotoria divulgou que a filha do morto apresentou lesões leves que não a colocam em risco de vida.
Segundo os meios de comunicação locais, o empresário vivia em Playa del Carmen há quase uma década, possuía um bar e havia recebido ameaças.
Os balneários do Caribe mexicano vêm sendo atingidos por distintos crimes violentos há alguns anos, porém, habitualmente, se registram em lugares distantes das zonas turísticas.
O Caribe mexicano é um dos principais destinos de praia do mundo. É também o símbolo do turismo no país, atividade que representa 8,5% do PIB.
O México está sendo tomado por uma onda de violência ligada ao tráfico de drogas, na qual já foram assassinadas mais de 340.000 pessoas desde dezembro de 2006, segundo números oficiais.