Conflito

Rússia anuncia cessar-fogo para permitir corredores humanitários na Ucrânia

Por enquanto, as duas regiões beneficiadas serão Mariupol e Volnovakha; Civis terão 5 horas para deixar as cidades, segundo a RIA, agência russa de notícias

Neste sábado (5/3), o ministério da Defesa da Rússia anunciou um cessar-fogo parcial para liberar a saída de civis de duas regiões da Ucrânia: Mariupol e Volnovakha. Segundo a RIA, agência russa de notícias, a população terá cinco horas para evacuar os locais.

Segundo o conselho de Mariupol, os civis poderão seguir em direção à cidade de Zaporizhzhia e poderão usar rotas de ônibus especialmente organizadas, bem como seus próprios carros.

As informações da agência russa indicam também que suprimentos e medicamentos também podem chegar à cidade de Mariupol durante o período de cinco horas.

Até o momento, este foi o primeiro cessar-fogo anunciado desde o primeiro dia de invasão da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro. Além disso, os corredores humanitários foram acordados no segundo dia de negociações entre os dois países.

Veja a linha do tempo da invasão da Rússia na Ucrânia: 

Confira os principais infográficos sobre o conflito:

Simon MALFATTO, Sabrina BLANCHARD, Maria-Cecilia REZENDE, Cléa PÉCULIER, Kenan AUGEARD / AFP - Infograficos sexta-feira 4/3 - Mapa com a localização das principais explosões, dos bombardeios e combates entre o exército ucraniano e russo com as zonas sob controle russo, em 4 de março às 14h (Bras.).
Sabrina BLANCHARD, Emilie BICKERTON, Enric BONET-TORRA, Gabriel CAMPELO / AFP - Infograficos sexta-feira 4/3 - Mapa da Europa que mostra os deslocamentos de refugiados ucranianos para outros países europeus,segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Laurence SAUBADU, Sophie RAMIS, Cléa PÉCULIER, Gabriel CAMPELO / AFP - Infograficos sexta-feira 4/3 - Mapa da Ucrânia em que se comparam as zonas sob controle russo de 24 de fevereiro até o dia 3 de março

Saiba Mais