GUERRA NA UCRÂNIA

Itamaraty está em contato com 150 brasileiros que saíram da Ucrânia

A pasta indica que ainda ficaram 31 brasileiros na Ucrânia que desejam sair de lá

Devido às condições de segurança na Ucrânia, o Itamaraty decidiu modificar a dinâmica dos trabalhos da Embaixada em Kiev, capital ucraniana. O foco passará a ser nos dois novos postos, anunciados esta semana, pelo ministério. Até o momento, o Itamaraty está em contato com cerca de 150 brasileiros, que conseguiram sair da Ucrânia e estão em países fronteiriços, sobretudo Polônia e Romênia. A pasta informa, ainda, que cerca de 31 brasileiros, registrados na embaixada brasileira na Ucrânia, permanecem no país do leste europeu e querem sair.

O Embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, será o gestor do consulado e estará encarregado dos trabalhos de análise política a partir de Chisinau, capital da Moldova, local de um dos novos postos determinados pelo Itamaraty. Já em Lviv, o responsável é o embaixador de Sarajevo, Lineu Pupo de Paula, temporariamente deslocado para a cidade.

Algumas pessoas que iniciaram o processo de fuga relataram um gargalo na logística idealizada pela embaixada para retirar os brasileiros do país em guerra. A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.

As embaixadas do Brasil na Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia, reafirmam que seguirão oferecendo o apoio aos brasileiros que estejam deixando a Ucrânia.

Telefones para contato:

Kiev -Plantão: +380 50 384 5484 (grupos no Telegram e página do Facebook)

Lviv - Plantão: + 380 95 876 76 64

Chisinau - Plantão: +373 607 53530

Embaixadas:

Romênia - Plantão: +400 722 219236

Eslováquia - Plantão: +421 907 852 689

Polônia - Plantão: +48 608 094 328

Hungria - Plantão: +36 30 219-2150

Brasil - Plantão: +55 61 98260-0610

Confira a cronologia da guerra na Ucrânia:

 

?

Confira os principais infográficos da Guerra na Ucrânia:

Simon MALFATTO, Sabrina BLANCHARD, Maria-Cecilia REZENDE, Cléa PÉCULIER, Kenan AUGEARD / AFP - Infograficos sexta-feira 4/3 - Mapa com a localização das principais explosões, dos bombardeios e combates entre o exército ucraniano e russo com as zonas sob controle russo, em 4 de março às 14h (Bras.).
Eléonore HUGHES, Gabriel CAMPELO, Anibal MAIZ CACERES / AFP - Infograficos sexta-feira 4/3 - Mapa com a localização das centrais nucleares da Ucrânia.
Simon MALFATTO, Sabrina BLANCHARD, Valentin RAKOVSKY, Gabriel CAMPELO / AFP - Infograficos sexta-feira 4/3 - Mapa da região de Kiev situando os principais combates e bombardeios da Rússia ao redor da cidade, entre 2 e 4 de março.
Simon MALFATTO, Sabrina BLANCHARD, Maria-Cecilia REZENDE, Aude GENET, Cléa PÉCULIER, Kenan AUGEARD / AFP - Infograficos sexta-feira 4/3 - Mapa da Ucrânia com localização da central nuclear de Zaporizhzhia e as zonas controladas pelas tropas russas em 3 de março.
Sabrina BLANCHARD, Emilie BICKERTON, Enric BONET-TORRA, Gabriel CAMPELO / AFP - Infograficos sexta-feira 4/3 - Mapa da Europa que mostra os deslocamentos de refugiados ucranianos para outros países europeus,segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Laurence SAUBADU, Sophie RAMIS, Cléa PÉCULIER, Gabriel CAMPELO / AFP - Infograficos sexta-feira 4/3 - Mapa da Ucrânia em que se comparam as zonas sob controle russo de 24 de fevereiro até o dia 3 de março

Saiba Mais