Rússia x Ucrânia

Ministro ucraniano diz que país não quer restaurar arsenal nuclear

O político disse, ainda, que a Rússia trabalha para espalhar desinformação

Após tropas russas tomarem a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse que o país não tem planos para restaurar o seu arsenal nuclear. Além disso, o político disse que a Rússia trabalha para espalhar desinformação. 

Dmytro usou o twitter para acusar o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, de espalhar desinformações. 


 

Conflito

Nesta sexa-feira (4/3), tropas russas tomaram a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, gerando pavor de um novo risco nuclear. Durante o bombardeio, um prédio de treinamento no complexo pegou fogo durante combate, fazendo soar um sinal de alerta global sobre o risco de um acidente nuclear. A usina é a maior da Europa. 

Na manhã de hoje, o ministro também participou da reunião de Negócios Estrangeiros dos Estados-membros da OTAN, quando pediu que os países pressionem a Rússia pelo fim do conflito.

"Não deixe Putin transformar a Ucrânia numa Síria. Estamos prontos para a guerra. Continuamos a lutar. Mas precisamos da ajuda de parceiros sob a forma de ações decisivas e prontas", disse.