Não houve danos em nenhum dos seis reatores a usina nuclear de Zaporozhzhia, em Enerhodar, e nenhum material radioativo vazado, esclareceu a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira (4/3).
No ataque, na noite desta quinta-feira (3/3), dois funcionários da usina ficaram feridos. Em coletiva de imprensa, Rafael Grossi, diretor-geral da agência, disse que o sistema de monitoramento de radiação está funcionando normalmente.
Segundo ele, a usina está operando com somente uma pequena parte de sua capacidade, somente uma das unidades está em funcionamento no momento.
O confronto entre tropas russas e ucranianas provocou um incêndio da usina, que é a maior da Europa, o que provocou uma preocupação mundial. O incêndio já foi controlado.
Rafael Grossi disse que sugeriu às autoridades russas um encontro na usina inativa de Chernobyl para discutir a segurança das instalações nucleares. "Eu sinalizei à Federação Russa e à Ucrânia minha prontidão para viajar para Chernobyl o mais rápido possível", afirmou.