Foi confirmado nesta quinta-feira (3/3) pelo prefeito da cidade ucraniana de Kherson, Igor Kolykhaev, que as tropas russas tomaram o controle do local - a Rússia já havia dito que controlava a cidade no dia anterior. Kherson tem mais de 250 mil habitantes.
Estima-se que até 300 ucranianos morreram no conflito entre civis e militares. Devido aos impactos da guerra, Kherson passa por problemas de abastecimento de luz, água e comida.
A cidade, segundo o The New York Times, é considerada estratégica para Moscou por ser portuária. Além disso, há estaleiros na foz do rio Dnieper, próximo ao Mar Negro - zona de escoamento de produções e crucial para o controle de entrada e saída de mantimentos e armamento do país.
Corredor para a Crimeia
Às vésperas de novas negociações, a cidade de Mariupol, a 400 quilômetros de Kherson, é palco de um intenso bombardeio. Pela geografia local, a tomada de ambas as cidades estabelecem um corredor terrestre que ligaria à Crimeia. Kherson fica a cerca de 100 quilômetros da Crimeia - uma região ucraniana que foi tomada pelos russos em 2014.