Nesta quarta-feira (2/3), quatro aviões de guerra russos foram vistos no espaço aéreo da Suécia a leste da ilha de Gotland, no Mar Báltico. Uma violação da suspensão da presença de aeronaves no país, que já haviam sido impostas.
A informação foi confirmada pelo Estado-maior da Suécia, que retificou a tensão do momento na Europa para comentar a presença dos aviões. "No contexto atual, levamos esse incidente muito a sério. Esta é uma ação irresponsável e pouco profissional da Rússia", afirmou o comunicado.
As aeronaves foram identificadas como dois Sukhoi Su-27 e dois Sukhoi Su-24 e foram captadas por caças Gripen. "Estamos prontos para garantir a integridade territorial e as fronteiras suecas", a nota ressaltou.
A ilha, onde as aeronaves foram identificadas, tem uma posição estratégica no mar Báltico e fica a pouco mais de 300 quilômetros do enclave russo de Kaliningrado. O local já havia recebido reforços suecos em janeiro, durante as primeiras tensões em torno da Ucrânia.
Vale lembrar também que o conflito entre Ucrânia e Rússia, colocou em cheque também uma possível entrada da Suécia e da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que já são parceiros porém permanecem em uma posição neutra.
Na última sexta-feira (25/2), a Rússia reafirmou que a adesão de um ou ambos os países na Otan "teria sérias repercussões militares e políticas".
Confira os principais infográficos sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia:
*Com informações da Agence France-Press