Após a divulgação, nesta terça-feira (1°/3), de que tropas bielorrusas estariam participando da invasão à Ucrânia, o embaixador de Belarus no Brasil, Sergey Lukashevich, negou o envolvimento do país no conflito. "Não há tropas nossas fora do nosso território, em nenhum lugar do mundo", enfatizou.
Mais cedo, o Ministério de Defesa bielorrusso divulgou nota reiterando a não participação no conflito.
Confira a integra da nota:
Em conexão com os apelos dos cidadãos ao departamento militar sobre a possível participação de militares bielorrussos em hostilidades fora de Belarus, é relatado o seguinte: “Os militares bielorrussos realizam tarefas de acordo com o plano de treinamento das Forças Armadas para seus propósito pretendido no ano letivo de 2021/2022 apenas dentro das fronteiras da República de Belarus, e não aceitam a participação em uma operação militar especial no território da Ucrânia.
Para os cidadãos que veem imediatamente a transferência de forças para a Ucrânia no movimento de qualquer coluna de equipamento militar, ou amostras únicas, explicamos:
1. As Forças Armadas da República de Belarus são engajadas de acordo com o plano de treinamento para o fim a que se destinam, sendo a movimentação de equipamentos e pessoal um processo comum.
2. Temos afirmado repetidamente que parte das forças e meios do departamento militar estão realizando tarefas para fortalecer a proteção de seções da fronteira da República de Belarus, inclusive na direção sul.
Saiba Mais