O ataque russo à torre de televisão de Kiev nesta terça-feira (1/3) e deixou cinco mortos, além de provocar a interrupção da transmissão de canais de TV - anunciou o Ministério ucraniano do Interior.
"Segundo dados preliminares, cinco pessoas morreram, e cinco ficaram feridas" neste ataque, detalhou o ministério, em sua página no Facebook.
O ataque, no sexto dia da invasão da Ucrânia por tropas russas, "atingiu" equipamentos da torre, relatou o ministério, acrescentando que "os canais não vão funcionar durante um certo tempo". A estrutura principal da torre continua de pé.
O governo disse que os sistemas de emergência farão o possível para que algumas emissoras restabeleçam sua transmissão em breve.
A torre de televisão fica no mesmo bairro do sítio de Babi Yar, um lugar onde os nazistas mataram mais de 30.000 judeus em dois dias, em 1941. Este local é um importante memorial.
"Esses bárbaros estão massacrando as vítimas da Shoah (Holocausto) pela segunda vez", denunciou no Twitter o chefe da administração presidencial ucraniana, Andriï Iermak.
Ainda nesta terça-feira (01/03), as forças russas atacaram o prédio do governo regional de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. Ao menos 10 pessoas morreram neste ataque.
Outras 8 pessoas morreram, e seis ficaram feridas nesta terça-feira (01/03) em um ataque aéreo sobre uma área residencial da mesma cidade, Kharkiv, ao leste da Ucrânia, alvo de uma ofensiva por parte das tropas de invasão russas.