O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que o Brasil, China, Índia, México e Argentina não querem receber ordens do “Tio Sam”. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, estava fazendo referência aos Estados Unidos e afirmou ainda que a Rússia, “com certeza”, não está na “categoria de países” que se submeteria aos EUA.
“Há países que nunca aceitariam a aldeia global sob o xerife americano”, garantiu Lavrov, citando o Brasil. “Estou certo que esses países não querem estar apenas em uma posição em que um ‘Tio Sam’ ordena que eles façam algo e eles digam ‘sim, senhor’”, opinou.
As afirmações foram feitas durante entrevista concedida à TV estatal russa, RT, nesta sexta-feira (18/3). Na ocasião, a autoridade ainda afirmou que a Rússia perdeu todas as ilusões sobre confiar no Ocidente e Moscou nunca aceitará uma visão do mundo dominada pelos EUA.
Saiba Mais
Sanções
De acordo com as declarações feitas pelo ministro russo durante a entrevista, a reação de vários países à invasão da Ucrânia, em que impuseram duras sanções econômicas à Rússia, evidencia que o “Ocidente é completamente dominado pelos EUA” e que a “União Europeia é, em grande parte, impotente”.
Nas últimas semanas diversos países e organizações anunciaram sanções à Rússia. Desde a indústria do entretenimento, como Disney e Hollywood, até empresas de tecnologia, como Apple, e instituições financeiras, a exemplo da Mastercard, responderam à invasão, que Moscou chama de “operação militar especial”, com a interrupção das operações em solo russo.
Por isso, Lavrov ressaltou que, se existia “alguma ilusão de que um dia poderíamos confiar em nossos parceiros ocidentais, essa ilusão não existe mais”. Ele assegurou que, não foi a Rússia quem fechou as portas para o Ocidente, mas sim o contrário e que, agora, os russos terão “que confiar apenas em nós mesmos e nos aliados que permanecerem conosco”.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.