Um poderoso terremoto de 7,3 graus de magnitude sacudiu o leste do Japão na noite de quarta-feira (16), afetando a capital Tóquio e provocando um alerta de tsunami, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O epicentro foi na costa da região de Fukushima a uma profundidade de 60 quilômetros e pouco depois de atingir as 23h36 locais, um alerta para ondas de tsunami de um metro foi emitido para partes da costa nordeste.
Até o momento não há relatos de mortos ou feridos, nem de danos materiais, além de um corte de energia que afetou dois milhões de residências, 700 mil delas em Tóquio, a capital, informou a empresa de energia TEPCO.
A companhia explicou em sua conta no Twitter que estava verificando as operações da usina nuclear de Fukushina, que há onze anos, em 11 de março de 2011, entrou em colapso quando foi atingida por um tsunami que deixou 18.500 mortos e desaparecidos.
O arquipélago japonês está localizado no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica onde as placas tectônicas colidem, que se estende pelo Sudeste Asiático e pela bacia do Pacífico.
Saiba Mais
- Brasil SP: vítimas de inundação na zona leste da capital serão indenizadas
- Ciência e Saúde É possível reverter declínio cognitivo da perimenopausa?
- Economia Servidores realizam mobilização nesta quarta-feira (16) por reajuste salarial
- Diversão e Arte Na CNN Brasil, Luciana Barreto substituirá Carla Vilhena, que pediu demissão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.