O Ministério israelense da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (16), a detecção de dois casos de contágio por uma variante não identificada do coronavírus, sem gravidade aparente e que combina as subvariantes BA.1 e BA.2.
"Esta variante ainda não é conhecida no mundo, e os dois casos foram descobertos, graças a testes de PCR feitos no aeroporto Ben Gurion, na entrada de Israel", informou o comunicado divulgado pelo ministério.
"As pessoas contaminadas apresentaram sintomas leves de febre, dores de cabeça e musculares e não precisaram de cuidados médicos especiais", acrescenta a nota.
Em entrevista à rádio militar israelense, o chefe da estratégia anticovid do governo israelense, Salman Zarka, afirmou que "o fenômeno das variantes combinadas é bem conhecido" e que, "no momento, não estamos preocupados" com que a nova variante possa levar "a casos graves".
Em um contexto de novo aumento de casos no mundo, o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, deve se reunir nesta quarta-feira com autoridades do Ministério da Saúde, conforme informação divulgada por seu gabinete.
A situação sanitária se deteriorou em vários países, devido à propagação da subvariante BA.2, particularmente contagiosa, mas que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não causa formas mais graves do coronavírus do que a BA.1.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.