Nesta terça-feira (15/3), autoridades dos Estados Unidos confirmaram a presença do presidente Joe Biden em uma reunião de emergência dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na próxima semana, no dia 24.
A pauta do encontro, como nas últimas reuniões, será para debater o combate da Rússia na Ucrânia que completou 20 dias nesta terça.
A cúpula extraordinária coincide com o encontro de líderes da União Europeia (UE) que também ocorrerá em Bruxelas, capital da Bélgica e segundo o secretário-geral da Otan, o norueguês Jens Stoltenberg, mostrará que "neste momento crítico, a América do Norte e a Europa devem continuar unidos" na aliança militar.
I have convened an extraordinary Summit on 24 March at #NATO HQ. We will address #Russia’s invasion of #Ukraine, our strong support for Ukraine, and further strengthening NATO’s deterrence & defence. At this critical time, North America & Europe must continue to stand together.
— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) March 15, 2022
Para os EUA, a presença de Joe Biden no encontro servirá para reafirmar o "forte compromisso" dos Estados Unidos com seus aliados.
Biden também foi confirmado na reunião de líderes dos países da UE pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Segundo ele, os representantes europeus vão discutir o apoio à Ucrânia e ao povo ucraniano, além do fortalecimento da cooperação transatlântica, em resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia.
No Twitter, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, disse que uma ação transatlântica coordenada "é mais importante do que nunca".
Glad to continue discussions with @POTUS Biden during his visit to Brussels on 24 March, after our very close coordination on #Ukraine in the past weeks.
?Transatlantic unity and coordination remain crucial for ramping up pressure on the Kremlin to stop this unjustified war.— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) March 15, 2022
Confira a linha do tempo do conflito entre Ucrânia e Rússia
*Com informações da Agence France Press
Saiba Mais
- Mundo Biden e aliados anunciam sanções econômicas e restrições de exportação à Rússia
- Mundo Otan, Ucrânia e Rússia: entenda o que motivou o conflito no leste europeu
- Mundo UE estende lista de restrições para magnatas e senadores russos
- Mundo Biden afirma que Rússia está isolada e culpa Putin por inflação
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.