Quase a cada segundo, uma criança na Ucrânia se torna refugiada - informou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), nesta terça-feira (15).
Nos últimos 20 dias, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em torno de 1,4 milhão de crianças se viram obrigadas a fugir do país, ou seja, cerca de 55 por minuto, ou "praticamente uma criança por segundo", disse o porta-voz do Unicef, James Elder, em entrevista coletiva em Genebra.
No total, mais de 2,95 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia, de acordo com o último balanço do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
"Esta crise, por sua velocidade e sua magnitude, não tem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial", disse Elder.
O porta-voz sublinhou que as crianças correm "o risco de se verem separadas de seus pais, sofrerem violência, serem exploradas sexualmente, ou servirem ao tráfico" de pessoas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.