Guerra na Ucrânia

Blinken cita 'guerra injustificada' na Ucrânia, em discurso sobre mulheres

O secretário de Estado americano falou sobre a "guerra não provocada e injustificada" da Ucrânia

Agência Estado
postado em 14/03/2022 19:33 / atualizado em 14/03/2022 19:33
 (crédito: Gints Ivuskans / POOL / AFP)
(crédito: Gints Ivuskans / POOL / AFP)

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, realizou discurso nesta segunda-feira, 14, em homenagem às mulheres, durante o evento International Women of Courage Ceremony. Entre os casos citados, ele destacou as mulheres ucranianas, muitas das quais fugiram do ataque militar da Rússia, enquanto outras ficaram no país para combater o invasor.

Blinken voltou a mencionar a "guerra não provocada e injustificada" da Ucrânia, mas o foco esteve na luta feminina contra restrições em várias frentes, como na educação.

Um dos exemplos que ele elogiou em sua fala foi o da promotora brasileira Simone Sibilio do Nascimento. A autoridade americana citou o papel de Simone Nascimento à frente de uma unidade de combate à corrupção, ao crime organizado e a milícias. Ele também disse que entre as investigações da promotora que atua no Rio de Janeiro está o assassinato de uma vereadora e seu motorista - Blinken não mencionou os nomes de Marielle Franco e Anderson Gomes, mortos a tiros em 14 de março de 2018, há exatos quatro anos, em um crime ainda não solucionado pelas autoridades nem punido.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.