Irpin, Ucrânia - Um jornalista americano foi morto e outro ferido a tiros neste domingo (13) em Irpin, no extremo noroeste de Kiev, onde as forças ucranianas estão lutando contra as forças russas, segundo fontes concordantes.
Os dois homens foram atingidos enquanto dirigiam com um civil ucraniano, também ferido, disse à AFP Danylo Shapovalov, médico envolvido com as forças ucranianas que cuidaram das vítimas. Um jornalista da AFP viu o corpo do jornalista morto.
As autoridades ucranianas acusaram rapidamente as forças russas de atirar nos jornalistas, mas até o momento não se sabe de onde vieram os tiros.
Jornalistas da AFP que estavam na área neste domingo ouviram disparos de artilharia e armas leves.
Um jornalista da AFP viu o corpo da vítima, que carregava seus documentos de identidade, incluindo um credenciamento do New York Times.
A vítima é Brent Renaud, 50, fotógrafo e diretor, disse o jornal americano em nota. Ele colaborou com o jornal no passado, mas não trabalhou para este veículo na Ucrânia, de acordo com a declaração.
Response from a New York Times spokesperson in regard to the death of Brent Renaud in Ukraine. pic.twitter.com/K11eW685yr
— NYTimes Communications (@NYTimesPR) March 13, 2022
O outro jornalista americano, aparentemente levemente ferido, contou o que aconteceu em um vídeo publicado nas redes sociais.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.