O astronauta norte-americano Mark Vande Hei pode ser deixado no espaço após suposta ameaça do chefe da agência espacial da Rússia, Dmitry Rogozin. Segundo o canal de TV americano ABC, Rogozin teria ameaçado o astronauta dos Estados Unidos como forma de resposta às sanções estipuladas que barraram a exportação de itens de alta tecnologia para a Rússia.
Mark está há 355 dias a bordo da Estação Espacial Internacional — um projeto que existe há mais de 20 anos e tem participação dos EUA, Rússia, Japão, Europa e Canadá — e que fica a 408 km da órbita da Terra.
A ameaça teria sido feita por meio de vídeo, publicado das redes sociais de Rogozin, em russo, em que ele ameaça deixar Vande Hei no espaço e desconectar o segmento russo da Estação. O retorno do astronauta norte-americano seria em uma nave russa, em conjunto com outros astronautas da Rússia, e está previsto para o final do mês de março. Até o momento, a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) não comentou a afirmação.
"É inimaginável que o programa espacial russo abandone no espaço alguém que eles têm a responsabilidade de trazer para casa. Não vejo isso acontecendo", disse ele, que trocou farpas com Rogozin nas redes sociais. "Mesmo assim, talvez eles façam isso. Eu não sei", criticou o astronauta Scott Kelly, que passou 340 dias na estação espacial.
Confira a linha do tempo do conflito entre Rússia e Ucrânia:
Saiba Mais
- Mundo China vive 'pior surto' de covid e confina cidade de 9 milhões de habitantes
- Mundo Secretário-geral da Otan defende soberania das nações
- Mundo Putin diz que vê "mudanças positivas" nas negociações com a Ucrânia
- Mundo Guerra na Ucrânia: por que Facebook decidiu permitir elogio a Batalhão Azov e defesa de violência contra russos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.