Uma entrevista coletiva da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na manhã desta quarta-feira (9/3), trouxe um pouco de esperança para os apoiadores do fim da guerra entre o país e a Ucrânia. Apesar de tons duros e de crítica ao ocidente, o discurso de Zakharova falava em paz.
"Houve alguns progressos nas negociações destinadas a pôr fim, o quanto antes, ao banho de sangue sem sentido e à resistência das Forças Armadas ucranianas", disse ela. Outro ponto que chamou a atenção foi quando a representante do governo russo garantiu que a Rússia não pretende "derrubar o governo" ucraniano.
Desde terça-feira, russos e ucranianos assinaram um cessar-fogo para permitir que civis saiam das cidades-alvos com segurança, por corredores humanitários. Em seis zonas, os bombardeios param até as 21h, horário que corresponde a 16h de Brasília.
Na terça-feira, quase 60 ônibus em dois comboios retiraram civis de Sumy, a leste de Kiev.
*Com informações de agências internacionais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.