Bailarino brasileiro deixa o Bolshoi

Correio Braziliense
postado em 08/03/2022 00:01
 (crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
(crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

Um dos principais solistas do renomado Ballet Bolshoi, da Rússia, o bailarino brasileiro David Motta Soares anunciou, ontem, sua saída da companhia, em uma mensagem de solidariedade aos "combatentes" na Ucrânia. "Estou profundamente triste em dizer que deixei o Teatro Bolshoi, meus professores, meus amigos, minha família, o lugar que chamei de lar por muitos anos", escreveu, em uma rede social.

Aos 24 anos, Soares é considerado uma das principais estrelas do Bolshoi, que está entre as muitas instituições culturais envolvidas na reação internacional contra a guerra deflagrada pelo presidente russo, Vladimir Putin. "Não posso agir como se nada estivesse acontecendo. Simplesmente, não consigo acreditar que tudo isso está acontecendo de novo, já passamos por isso, deveríamos ter aprendido com o passado", acrescentou.

O bailarino assinalou que tem muitos amigos na Ucrânia e não consegue imaginar o que eles estão passando ou como estão "enfrentando essa... situação". "Meu coração (está) com eles", ressaltou o solista, que cresceu em Cabo Frio (RJ).

A demissão do solista segue a do diretor musical e maestro principal do Teatro Bolshoi, Tugan Sokhiev, que renunciou um dia antes, afirmando que se sentiu pressionado a se posicionar sobre o conflito na Ucrânia.

Desde que a guerra começou, há 13 dias, o Bolshoi tem enfrentado inúmeros contratempos, Em Londres, a Royal Opera, que cancelou recentemente uma temporada de apresentações da companhia devido à invasão, anunciou, ontem, a dispensa de Pavel Sorokin, maestro do prestigioso teatro russo. Ele iria reger a próxima apresentação de O Lago dos Cisnes.

Nascido em Moscou, Tugan Sorokin começou a trabalhar como pianista de balé para o Teatro Bolshoi em 1983. Seis anos depois, ele se tornou seu diretor da instituição. O maestro fez sua estreia com o British Royal Ballet em 2007. Desde então, vinha trabalhando regularmente para a companhia. Ele também dirigiu orquestras na Ópera de Paris; na Metropolitan Opera, em Nova York; e no Kennedy Center, em Washington.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags