Em meio à invasão à Ucrânia, que culminou em sanções intensas contra a Rússia desde o final de fevereiro, o Kremlin divulgou nesta segunda-feira (7/2) uma lista de países considerados hostis e a qual o Brasil não faz parte.
Na lista, figuram Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, os 27 países da União Europeia, Islândia, Canadá, Liechtenstein, Micronésia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, San Marino, Macedônia do Norte, Singapura, Estados Unidos, Taiwan, Ucrânia, Montenegro, Suíça e Japão.
Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro visitou Moscou uma semana antes do início da guerra, quando disse que "o Brasil é solidário à Rússia". A frase foi criticada internacionalmente, inclusive pela porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.
Apesar de o Itamaraty manter uma postura neutra no conflito, conforme o esperado, o Brasil votou a favor da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) condenando a guerra.
Saiba Mais
- Mundo Rússia e Ucrânia voltarão a negociar cessar-fogo nesta segunda
- Mundo Guerra na Ucrânia: os cidadãos que cavam trincheiras para lutar contra russos em florestas de Kiev
- Mundo Macron denuncia 'cinismo moral e político' de Putin sobre corredores humanitários
- Mundo Importações de energia russa são "essenciais" para Europa, afirma chanceler alemão
- Mundo Rússia x Ucrânia: um guia visual para entender o conflito
- Mundo Do trigo ao alumínio, Ucrânia e Rússia são fundamentais em produtos estratégicos
- Mundo Guerra na Ucrânia: imagens mostram fuga de civis em meio à destruição perto de Kiev
- Mundo Negociador russo acusa Ucrânia de bloquear corredores humanitários, um "crime de guerra"
- Mundo Elizabeth II mostra um buquê de flores com as cores da Ucrânia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.