Ataques de mísseis russos devastaram cidades, vilas e aldeias em toda a Ucrânia. Essas imagens de antes e depois mostram parte da destruição causada em áreas civis desde a invasão russa na semana passada.
Embora as forças russas continuem a uma certa distância da capital ucraniana, Kiev, ocorreram vários ataques aéreos mortais na cidade.
O prédio de apartamentos residenciais abaixo foi atingido por um míssil russo nas primeiras horas do último sábado (26/2).
A pequena cidade de Irpin fica a apenas 20 KM a noroeste de Kiev e se viu na linha de frente entre as forças russas e ucranianas na semana passada.
Artilharia e ataques aéreos causaram graves danos na região. Um deles deixou a área residencial na foto abaixo destruída.
Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, tem sido foco de intensos bombardeios aéreos pelos russos há vários dias e o centro da cidade foi severamente danificado.
Autoridades ucranianas disseram que áreas residenciais e outras regiões da cidade foram "atingidas a noite toda" na quarta-feira (02/3) por bombardeios indiscriminados, que promotores da ONU estão investigando como um possível crime de guerra.
Em Borodyanka, uma cidade 60 km a noroeste de Kiev, ataques aéreos russos destruíram vários edifícios residenciais.
Imagens de drones de quinta-feira (3/3) mostram a extensão da destruição, com restos de edifícios e veículos ainda em chamas espalhados pelas ruas.
Chernihiv, uma cidade a 120 km a nordeste de Kiev, também enfrentou bombardeios pesados ??nos últimos dias por forças russas que invadiram o norte.
Autoridades disseram que mais de 30 pessoas foram mortas na quinta-feira por ataques a áreas residenciais da cidade, incluindo escolas e um prédio de apartamentos.
Imagens de satélite da vila vizinha de Rivnopillya, que fica ao norte de Chernihiv, mostram crateras no solo e fumaça saindo de casas em chamas após ataques de mísseis das forças russas.
Por Dominic Bailey, Mike Hills, Lucy Rodgers e Zoe Bartholomew.
Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.