Neste sábado (5/3), o ministério da Defesa da Rússia anunciou um cessar-fogo parcial para liberar a saída de civis de duas regiões da Ucrânia: Mariupol e Volnovakha. Segundo a RIA, agência russa de notícias, a população terá cinco horas para evacuar os locais.
Segundo o conselho de Mariupol, os civis poderão seguir em direção à cidade de Zaporizhzhia e poderão usar rotas de ônibus especialmente organizadas, bem como seus próprios carros.
As informações da agência russa indicam também que suprimentos e medicamentos também podem chegar à cidade de Mariupol durante o período de cinco horas.
Até o momento, este foi o primeiro cessar-fogo anunciado desde o primeiro dia de invasão da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro. Além disso, os corredores humanitários foram acordados no segundo dia de negociações entre os dois países.
Veja a linha do tempo da invasão da Rússia na Ucrânia:
Confira os principais infográficos sobre o conflito:
Saiba Mais
- Mundo TV russa acusa a própria Ucrânia pela destruição do maior avião do mundo
- Mundo Depois do Facebook, Rússia restringe acesso ao YouTube e Twitter
- Mundo Mães ucranianas fazem manifestação em Brasília pedindo por paz
- Mundo Itamaraty está em contato com 150 brasileiros que saíram da Ucrânia
- Mundo Notícias consideradas falsas pela Rússia podem dar 15 anos de cadeia aos autores
- Mundo Ucrânia diz que soldados russos estão estuprando mulheres em cidades ocupadas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.